Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crónicas de um Planespotter

Fotografia Aeronáutica | Spotters | Foto-Reportagens | e mais umas coisas giras...

Crónicas de um Planespotter

Fotografia Aeronáutica | Spotters | Foto-Reportagens | e mais umas coisas giras...

FIAT G91 R3/R4 FORÇA AÉREA PORTUGUESA. Uma consoada e tanto, Aérea!

Há uns bons anos atrás, numa loja de modelismo em Lisboa, na zona do Areeiro, um estabelecimento com a vertente geral de modelismo onde tinha de tudo um pouco, e recordo-me vagamente que fui lá de propósito comprar umas tintas da tamiya. Desci ao piso abaixo e observando atentamente para tudo um pouco, dou em especial atenção a um kit de plástico de um réplica de uma aeronave militar Portuguesa. O Fiat G-91 R3/R4 da Força Aérea Portuguesa. Num momento súbito, estive a escassos momentos de o trazer comigo, mas nessa altura, o meu foco de entusiasmo e de trabalho nesta vertente, era o de modelismo ferroviário. Também o desconhecimento na parte aeronáutica da questão, não me deu a devida audácia de o comprar. Refiro-me a esta peça porquê?! Porque é uma aeronave que desde sempre, me recordo na minha infância. Recordo-me de passar algumas vezes no IC19 e ver os dois G-91 à escala real (estáticos) na sede da Força Aérea. Se a memória não me atraiçoa-a, numa escola perto da Ericeira,tinha ou tem, uma aeronave Fiat G91 no pátio desta. 

 

Anos mais tarde, voltei a essa mesma loja, mas o FiatG-91 já tinha descolado da prateleira. Fiquei triste, porque tinha esperado pela folga daquela semana para ir buscar o kit, e foi deveras, um balde de água fria. Falei do facto a pessoas mais chegadas a mim; (bom, pensando bem, nem eram assim tão chegadas), que me diziam coisas como, e passo a citar: - "Epá, isso arranjas no Ebay e tal, a preços do catano e deve haver às centenas por ai"...  

Tudo muito bem, mas... Este sistema de compra e venda online fazia-me na altura certa confusão e nunca cheguei sequer a tentar procurar o "brinquedo" que de certo modo desejava. 

 

Natal de 2015, e longe de imaginar tal facto, talvez mais longe do que o planeta Neptuno está da Terra, tal é o meu espanto que uma das prendas que estava debaixo da arvore de Natal, que eu tanto pensei tratar-se de mais um brinquedo para a minha filha, era na verdade, um "brinquedo" para o papá! Passado uns minutos da meia noite, e depois de já ter recebido à escala 1:44 um 747 da CargoLux, eis que:- "Epá, esta prenda que falta também é para mim, será um puzzle?!"; Não, não era um puzzle, com a breca, era sim, o Fiat G91 da Força Aérea Portuguesa. 

Foi uma consoada aérea!

 

Depois de toda a azáfama do Natal, Ano novo, e um pouco de "respirar fundo", estou de volta aos trabalhos modelistas...  Adivinham com o quê? Pois. 

 

Partilho convosco a apresentação do kit em questão. Próximo capitulo será já o iniciar dos trabalhos práticos. 

 

IMG_9550

Caixa do Kit 1:48.

IMG_9552

Apresentação e pequena história da aeronave militar.

IMG_9553

Esquema numérico de montagem.

IMG_9554

Esquema seguinte de cores a escolher, (por opção).

IMG_9555

Folha de decalques onde também aqui, poderemos optar por uma ou outra instituição militar.

IMG_9556

FIAT G91 R3 , com as matriculas possíveis; - 5465/5464 DA FAP.

IMG_9557

Sprue do kit.

IMG_9558

Canopla.