Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crónicas de um Planespotter

Fotografia Aeronáutica | Spotters | Foto-Reportagens | e mais umas coisas giras...

Crónicas de um Planespotter

Fotografia Aeronáutica | Spotters | Foto-Reportagens | e mais umas coisas giras...

P-3 C ORION da Marinha Norte Americana.

Antes de mais, boa tarde a quem estiver ai do outro lado com aquela pachorra de um final de samana de trabalho, pronto para ler o texto abaixo, e eu, tenho a obrigação de ficar agradecido por isso. Afinal de contas, o que escrevo e partilho aqui neste blog, é de uma maneira ou outra, para vocês, (quero acreditar que desse lado haja alguém com a miníma pachorra para ver e ler as minhas publicações)!

Adiante… 

O verão passou, (supostamente), as férias também, e aqueles dias de praia, copos e convívio com família e amigos, parecem ter ficado para trás, é tempo de voltar à rotina, (calma que eu só tive férias agora em Outubro), voltar a ver algumas caras que não gostamos, a ter que levar com o chefe e outros, e é tempo de voltar a mexer no plástico. Confesso que a altura do ano que mais me dá prazer em fazer modelismo é nas estações mais frias, Outono e Inverno. O prazer de estar em casa a ouvir a chuva a cair, e a montar plástico dá-me um gostinho enorme, uma pequeno prazer difícil de explicar na integra. Acontece que chegamos à estação do Outono e as temperaturas estão acima do normal, resultado de “manifestações” do homem ao planeta. Estamos praticamente em Novembro, e a única coisa que me apetece, é ir para a praia e beber cerveja ao final da tarde, tudo isso e muito mais. Mas não, a filha está na escola, e o resto da família trabalha. Mas o calor não quer ir embora e parece que veio para ficar.

 

Parece que o prazer de estar em casa a ouvir a chuva a cair terá que ficar para outra altura, porque daqui a um mês, mais dia, menos dia, acontecerá na cidade alentejana de seu nome, Beja, uma prestigiada exposição de modelismo estático. Há dois anos, tive o prazer de participar, e passado dois anos, voltarei a fazer o mesmo.

Para tal isso acontecer de maneira honrosa, adquiri dois aviões P3 Orion, aliás, um foi oferecido e outro comprei a um amigo. São esses dois modelos que irei levar comigo a Beja nos dias dois e três de Dezembro.

 

A escolha para tal, não foi ao acaso. Há uma explicação simples e breve para levar dois modelos idênticos, (têm algumas diferenças, por opção das esquadras). Desde que me lembro, que são dos meus aviões militares favoritos. Não me recordo de ter visto um P3, que não gostasse. Um avião com linhas sublimes, uma classe a voar, que não consigo ver em outro qualquer avião, mas isto é dito por mim! Em kit, a opinião mantêm-se.

 

Portanto, a próxima foto-reportagem será do passo-a-passo da montagem do primeiro kit que me chegou às mãos. Trata-se de um modelo da marca Japonesa, a Hasegawa e a escala do dito é, 1:72. Mais que aceitável para o tamanho do modelo.

 

Vou deixar algumas curiosidades/especificações do avião e depois seguirão as fotos.

 

O Lockheed Martin P-3C Orion é um avião anti-submarino na Marinha dos EUA. Desenvolvido como a aeronave de sucesso do P-2 Neptune. Em agosto de 1957, a marinha dos EUA apresentava as especificações de um novo avião anti-submarino, e vários fabricantes propuseram algumas propostas para o projecto com base nas aeronaves já existentes. Lockheed propôs um plano de modificação para o transporte comercial do L188 Electra com quatro turbo-propulsores  em desenvolvimento naquele momento, e foi homenageado com o contrato de pesquisa e desenvolvimento em Abril de 1958. Ao tornar a capacidade da cabine 2,5 vezes maior que a da P-2 e o sistema de pressurização concluído, a capacidade de habitabilidade e carga, foram visivelmente melhoradas e, além disso, a carga máxima de carga e velocidade máxima foi para dobro do que era até então. O modelo C melhorou consideravelmente a eficiência das operações anti-submarino instalando um sistema electrónico de processamento de dados e controlando os vários dados e informações automaticamente através do computador centralizado. Além disso, o plano de modernização do tipo C foi realizado a partir da actualização I para III. Da actualização II.

 

Agora as fotos do trabalho em desenvolvimento. 

 

IMG_3879

Caixa do modelo. 

IMG_6548

Livro de instruções. 

IMG_6549

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                Os possíveis esquemas de pintura/decalques. 

IMG_6550

Folha de decalques. 

IMG_3896

Montores já montados e numerados. 

IMG_3901

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                          Estrutura de asas da aeronave. 

 

IMG_6546

Cockpit do P3 já pintado.

IMG_6562

IMG_6566

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_6583

Parte 2 (Brevemente).