Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crónicas de um Planespotter

Fotografia Aeronáutica | Spotters | Foto-Reportagens | e mais umas coisas giras...

Crónicas de um Planespotter

Fotografia Aeronáutica | Spotters | Foto-Reportagens | e mais umas coisas giras...

PlaneSpotter de Janeiro. Marta Costa.

 

A terminar o primeiro mês do ano, é com todo o prazer que recebo no “Crónicas”, a ilustre spotter, Marta Costa. Com apenas vinte anos de idade, assume-se já uma entusiasta íntegra da aviação. Fotografa aviões desde 2012 e afirma que não sabe como começou, simplesmente aconteceu, assume também, já ter uma mão cheia de registos desde então.

 

 

Spotter: Marta Costa.

IMG_3383

 

 

Perfil

Nome: Marta Seabra da Costa

Idade: 20 anos

Estado civil: **

Data de Nascimento: 20/12/1995

Profissão: Estudante

 

 

Marta, quando descobriste o gosto pelos aviões?

Gosto de aviões desde sempre; o meu pai costumava levar-me ao aeroporto quando era mais pequenina para ver os aviões e eu adorava!

 

Há quanto tempo, fotografas aviões?

Fotografo desde 2012, ainda hoje não sei porque é que quis começar a fotografar aviões, simplesmente aconteceu e hoje em dia é um dos meus maiores vícios.  

IMG_0659-2

 

 

Registas matrículas, esquemas de cores, ou as duas vertentes?

Fotografo tudo, mas não registo/separo nada no computador por pastas ou coisa do género, é uma 

desorganização completa para muitos, mas não há nada melhor para mim, até porque nem teria paciência para meter tudo em pastas, organizar os dias, meses e anos, as companhias aéreas, os modelos dos aviões, etc.

 

 

Tens alguma noção de quantos registos já tens?
Pois, infelizmente não tenho bem a noção de quantos registos já tenho por ter tudo desorganizado, mas sei que já tenho uma ‘’mão cheia’’.

 

 

Até onde já foste só para fotografar aviões?

Só para fotografar aviões ainda só fui a Paris (Orly), e recentemente a Zurich e a Toulouse. Espero este ano voltar a fazer uma ou outra viagem a um sítio qualquer onde possa fotografar aviões.

IMG_0228-1

 

 

Tens algum aeroporto de “sonho” para ir fotografar?

Dubai. Além de ser um dos meus destinos de sonho para visitar, viver e trabalhar, também quero muito fotografar aviões por lá, voam para lá algumas pérolas iranianas que gostava muito de apanhar.

 

Quando estás em casa, e ouves um avião a passar, vais a correr ver que aeronave se trata?

Sim, mas só quando estou de férias na Ericeira, saio de casa a correr para o quintal e fico especada a olhar para o céu, só depois me lembro de ir ao flight radar ver qual era o avião que estava a passar, mas normalmente são sempre os mesmos. Costumava até fotografá-los lá no alto ao início mas acabei por ficar mais preguiçosa.

 

Boeing, Airbus, ou outra?

Os dois. São duas indústrias muito boas e cada uma com as suas próprias características.

 

 Qual o teu modelo de avião civil/militar que mais simpatizas? Porquê?

Esta é difícil porque eu ainda gosto de bastantes modelos, mas vou tentar sintetizar alguns. Da Airbus adoro o A380 e o A330, o A380 fascina-me por ser tão grande e robusto, tem uma beleza estranha, e o A330 por ser um avião simples e elegante. Da Boeing adoro o B777-300ER por ser longo e ter as asas mais bonitas, adoro também o B757-200 (com winglets) graças a um amigo que me pegou a paixão pelo 757 em 2013. Da aviação militar, gosto muito do C-17 por ser um avião imponente e do A400M que tive o prazer de ver este ano ao vivo, é engraçadito.

 

Tens algum avião em mente que já não esteja operacional, ou em museu, mas que gostarias de voltar a ver a voar?

Os MD-11 da KLM, ficavam lindos no azul da companhia!

 

O que acham os teus amigos, desta tua paixão?

Alguns acham que tenho um parafuso a menos e acham piada, outros são tão malucos como eu e andam lá pelos spots ao sol e à chuva à espera do avião do dia.

IMG_1145-1

 

 

A tua família apoia-te neste teu gosto pela aviação?

Sim, não têm nada contra, o meu pai de vez em quando ainda vem comigo ao aeroporto ver os aviões, mas como ele passa lá a vida em trabalho acaba por vir poucas vezes.

 

O que achas ou achavas do tema mediático que foi há uns anos, sobre o novo aeroporto da Ota para substituir o velhinho da Portela?

Não tenho grande opinião sobre este assunto até porque um aeroporto na Ota não era uma solução viável mas acho que Lisboa precisa de um novo aeroporto, o da Portela não tem mais por onde se alargar.

 

Sobre outro tema mediático, que é a privatização da TAP e sobre os seus prós e contras, qual a tua opinião relativamente a este assunto?

Eu acho é que o governo não sabe o que está a fazer e o que fez. Mas desejo tudo de bom à TAP nesta nova etapa e que continue a crescer.

 

Ser spotter para ti, é…?

É partir à descoberta de novas aventuras, novas amizades e de aprendizagem.

IMG_7435lr

 

 

Obrigada pelo convite para ser a spotter do mês de Janeiro! Continua com o bom trabalho no blog e bons voos! :D

 

 

 

 Marta, o meu muito obrigado pela tua participação no http://cronicasplanespotter2.blogs.sapo.pt